Prosa

OBRA EM PROSA… POR VEZES SABOROSA

— O livro mais recente —

A Astrologia nos doze poemas de «Mar Português»
do livro MENSAGEM de Fernando Pessoa

Em Mensagem, o Fernando Pessoa aborda as grandes figuras dos Descobrimentos portugueses.  Todavia, conhecedor da arte astrológica, convocou o seu heterónimo Raphael Baldaya para camuflar os 12 signos zodiacais nesses 12 poemas. Portanto, importa revelar o que, astrologicamente falando, neles se esconde.

 


DÉVYL  &  GÓDE
Uma parceria improvável



As obras apresentadas nesta página estão distribuídas por secções:

  • 1) Crónicas e ensaios.
  • 2) Livros de temática astrológica.
  • 3) Sermões de Vitorino de Sousa aos peixes.
  • 4) Artigos.

 


 

  • 1) Crónicas e ensaios

Operação Desatinos (2018): Crónica divertida acerca dos Colaboradores Imprescindíveis – deuses de vários sectores da galáxia – que foram mobilizados para uma zona do sul da Europa onde, há cerca de 900 anos, surgiu um país que Eles logo chamaram País dos Taralhoucos. Página de apresentação.

A Arte da (Co)Criação (2016): Uma crónica divertida sobre um tema sério, com um diálogo vivo com a imperdível Don’Abília. Página de apresentação.

Manual da Leveza (2015): O conteúdo deste ensaio sobre cura energética visa, é claro, a conquista da Leveza. Página de apresentação.

Amor… ou dança de hormonas? (2014): Ensaio acerca do Amor Integral — um território desconhecido que se estende muito para lá das fronteiras emocionais dos nossos corações. Página de apresentação.

Os Dez Desmandamentos (2011): Uma crónica (bastante irónica) onde se abordam os nossos “desmandos”, com base nos Dez Mandamentos. Página de apresentação.

 

  • 2) Livros de temática astrológica

Crónica da Incrível história do Patinho: Texto de 2005 destinado às crianças grandes: a minha obra favorita, deliciosa e divertida. Página de apresentação

Os Amigos do Zodíaco a Caminho do Mar: Texto de 2005 destinado às crianças pequenas: O carneiro, o touro, os gémeos, etc. empreendem uma jornada a caminho do mar (Peixes). Este texto está fora do mercado por falência da editora — Página de apresentação com a obra completa, ilustrada em vídeo pela voz do autor.  

Dicionário e termos e símbolos astrológicos: Vasta informação sobre o tema, com muitas oportunidades para sorrir. Página de apresentação.

O Nome do Jogo é Totalidade: Nesta obra de poesia, de 1989, o Ego faz uma viagem através dos 12 signos e das 12 Casas astrológicas. Portanto 144 passos. Será “Ego 1” enquanto estiver no 1º Degrau/Carneiro, passará a “Ego 2” quando passar pelo 2º De­grau/Touro… e acabará em “Ego 12” quando atingir o 12º Degrau/Peixes. Faz parte do livro “Da minha Musa Menina” e está disponível para compra através de e-mail. Ver o título “4) Conjunto “O Nome do Jogo é Totalidade”  nesta página.

Os Doze Estados do Ser:  Esta obra de poesia (publicada pela Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, em 1993), contém 24 poemas: 12 sobre os signos e 12 sobre a transição entre os signos. Todos eles foram escritos no formato “simbiose”, o qual recebeu, em 1979, o Prémio ‘Revelação’ de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. Por estar fora do mercado, preparei este ficheiro PDF, depois de ter feito algumas alterações às versões originais. Se queres saber como se escreve no formato “simbiose”, visita esta página. Pede o PDF grátis

Abecedeta (1983): O mais transgressor de todos os meus livros de ficção. Registo de uma visita ao país de Êta Silhueta-Doce, o Incompreendido, Salve-o Deus. Ali, porque todas as palavras terminam em “eta”, o “a-bê-cê-dê” é abecedeta! Pede o PDF grátis

 

  • 3) Sermões de Vitorino de Sousa aos peixes

Sermões às Sardinhas, aos  Carapaus, aos Bodiões e às Fanecas

 

  • 5) Artigos

Era de Aquário com Urano… e Saturno!
No Teatrinho Espiritual Lusitano