Livro: Crónica da incrível história do Patinho

Muita gente gosta de astrologia.
Principalmente quando ela é apresentada de uma forma divertida.
É o caso!

Excerto da autobiografia de Vitorino de Sousa
sobre a génese deste livro

(…) Entretanto, o estudo da Astrologia avançava devagarinho, porque os meios à disposição em formato livro eram bastante escassos em 1990. Mas como nasci poeta e escritor, e não astrólogo, rapidamente comecei a injectar os conhecimentos astrológicos na veia poética. O resultado foi um livro que viria a chamar-se Os 12 Estados do Ser. Uma dúzia de poemas/simbiose sobre os signos astrológicos e outra dúzia de transição entre cada signo. Esse texto, publicado pela editora Nova Fronteira (Rio de Janeiro) levou-me a atravessar o Atlântico pela primeira vez, para participar no lançamento do livro, no Rio de Janeiro e em S. Paulo. Para mim, que nunca tinha saído da terrinha a não ser fardado, o Brasil passou a ser o top. Lá voltaria várias vezes, por várias razões. Durante a estadia em S. Paulo, radiante da vida, fui assistir a Congresso de Astrologia. Durante uma das sessões, ocorreu a ideia de escrever um livro de astrologia para crianças. Já em casa, meti mãos à obra. Só que a escrita tem coisas estranhas: o texto começou a crescer, como um bolo com excesso de fermento. Cresceu tanto que, às tantas, já não podia ser para as crianças pequeninas, mas para as crianças que os adultos trazem dentro delas, normalmente mal tratadas. Assim surgiu a Crónica da Incrível História do Patinho. Então, e as crianças de carne e osso? Para elas, meses depois, surgiu Os Amigos do Zodíaco a Caminho do Mar.


Trata-se de um/a pato/a que nasceu e morreu 12 vezes, sempre de acordo com as características dos signos do zodíaco. Os nomes das suas 12 reencarnações:

1) Patinho Pioneiro/Carneiro
2) Patinha Serena/Touro
3) Patinho Tagarela/Gémeos
4) Patinha Maternal/Caranguejo
5) Patinho Vaidoso/Leão
6) Patinha Picuinhas/Virgem

7) Patinho Sensato/Balança
8) Patinha Viperina/Escorpião
9) Patinho Grandalhão/Sagitário
10) Patinha Friorenta/Capricórnio
11) Patinho Imprevisível/Aquário
12) Patinha Iluminada/Peixes.


A história desenrola-se numa quinta (junto a um lago com uma pequena ilha), onde também vivem o Cão Sarnento, o Gatinho Rom-Rom, o Peru Lingrinhas, a Gansa Pestanuda, o Pintainho Saranico, o Porquinho Gorducho, o Pónei Pimpolho e, nos arredores, o Mocho Sabichão.

Claro que o Pai Pato e a Mãe Pata iam dando em doidos com os disparates dos seus Patinhos que, afinal, era sempre o mesmo só que com manias diferentes!

Aqui tens um excerto da obra

 

Se tens interesse nesta obra (1o€ com envio grátis)
envia um email.