Virgínia de Santiago

Heterónimo: Personagem criada por um autor como se fosse um desdobramento de si próprio. Regra geral, tem data de nascimento, biografia e uma filosofia de vida distinta da do seu criador, donde resultam estilos literários diferentes.

VIRGÍNIA DE SANTIAGO — A FILHA DOS OCEANOS

LIVRO de ESTREIA
As aventuras de um Pingo de Mar (quando não é um Pingo de Água Doce)


Virgínia de Santiago (pseudónimo de Virgínia da Luz de Sousa) nascida na cidade da Praia, na ilha de Santiago, Cabo Verde, no dia 19 de fevereiro de 1969. É filha de José João Cabrita (natural de Matosinhos, Portugal) e de Antónia da Luz (natural de Santa Maria, na Ilha do Sal).

Embora trabalhe em enfermagem numa clínica na cidade da Praia, a sua paixão é a escrita,  em prosa e poesia. Desde cedo a sua sensibilidade a forçou a refugiar-se na prática da sua paixão, como forma de enfrentar os distúrbios familiares causados pelo alcoolismo do pai. Todavia, beneficiando do apoio da mãe, nunca deixou de lapidar o seu talento. 

Virgínia de Santiago, que adora o mar – decerto por ter nascido numa ilha – tende a praticar uma escrita da qual ressaltam os ambientes (e os mistérios) dos mundos oceânicos.

 Outro tipo de dados

Virgínia de Santiago agrupa os seus trabalhos nos seguintes conjuntos:

Aventuras de um Pingo de Mar
Cogitações ao sabor das ondas do oceano — Trio nº 1
Imagens perdidas, achadas entre as algas
Segredos do mar nas asas do vento
Sextilhas com Vitorino de Sousa

Retorno para a página do Quarteto VS