Virgem

22/23 de Agosto — 22/23 de Setembro

Neste vídeo podes apreciar a estética do “Cartaz Gémeos” e ouvir o texto.
Encomenda-o aqui (apenas 5€), para ti ou para ofereceres.
Uma miniatura do cartaz, para ficares com uma ideia.

Se preferes levar a coisa um pouco mais longe, dispõe das minhas
consultas de astrologia humanista


Mercúrio (cujo símbolo esquadra este parágrafo) é o regente comum deste 6º signo, do elemento Terra, que encerra o Verão. Rege também, Gémeos, do elemento Ar. Por ser um planeta interior (órbita entre o Sol e a Terra), a sua colocação por signo é um pouco diferente dos planetas exteriores. Assim, este mitológico Mensageiro dos Deuses só pode estar: 1) no signo do Sol; 2) no signo anterior; 3) no signo posterior. Para os virginianos, Mercúrio ou está em Virgem/6, ou no signo anterior (Leão/5) ou no signo seguinte (Balança/7). Esta circunstância é válida para qualquer outro signo. Se, por exemplo, a pessoa nasceu com o Sol em Peixes, Mercúrio ou está em Peixes/12, ou no signo anterior (Aquário/11) ou no signo seguinte (Carneiro/1). É claro que isto faz toda a diferença na estrutura mental da pessoa. Se queres saber em que signo está o “teu” Mercúrio, envia-me um e-mail com:
1) Data de nascimento (dia, mês, ano)
2) Hora de nascimento (de 00:01 a 23:59)
3) Local de nascimento (vila ou cidade).

 

MERCÚRIO
Vídeo: O “efeito pêndulo” de Mercúrio

Vídeo: Porque é que Mercúrio rege dois signos?

Vídeo: O comportamento do “Mensageiro dos Deuses”
nos dois signos
de que é regente: Gémeos e Virgem


A estrutura geométrica dos símbolo de Mercúrio

Conhece a função esotérica de Virgem na
página 7 deste ficheiro

Os meus livros de temática astrológica
Na “Crónica da Incrível História do Patinho”,
a heroína do capítulo 6 é a Patinha Picuinhas.

Fernando Pessoa – que sabia muito de astrologia – levantou os mapas de nascimento dos seus principais heterónimos e até criou um – Raphael Baldaya – para a sua faceta astrológica. Nos doze poemas do capítulo central do seu livro Mensagem, intitulado “Mar Português”, codificou os doze signos do zodíaco, embora fale das grandes figuras dos Descobrimentos. E fê-lo de uma forma tão genial que nem os próprios astrólogos, ao longo do tempo, se aperceberam. O 6º poema deste conjunto é dedicado a Virgem.

OS COLOMBOS

Os outros haverão de ter
O que houvermos de perder.
Outros poderão achar
O que, no nosso encontrar,
Foi achado, ou não achado,
Segundo o destino dado. 

Mas o que a eles não toca
É a Magia que evoca
O Longe e faz dele a história.
E por isso a sua glória
É justa auréola dada
Por uma cruz emprestada.

Para ficares a saber como é que Fernando Pessoa “escondeu” o signo Virgem neste poema (entre outras coisas), baixa o PDF do livro: A Astrologia em ‘Mar Português’.
Depois, consulta a página 34.

O compositor virginiano Gustav Holst (Inglaterra, 21.09.1874 — 25.05.1934 ) compôs uma suíte sinfónica chamada Os Planetas, na qual descreve a sua simbologia astrológica. No caso de Mercúrio – O Mensageiro Alado, repara como a música reflete a  irrequietude mercuriana.

Para aprofundar a compreensão do arquétipo Virgem

Eu sou o Colecionador Hipocondríaco. Das três Terras escolhi a areia. Esta opção está perfeitamente correta, creio, na medida em que, do outro lado, está o Oceano. O meu parceiro sempre tem sido o Mensageiro Alado, entidade já apresentada em o Jovial Conversador. Por isso, é sabida a forma como ele privilegia a mente. Esta, aplicada à matéria básica do corpo, gera em mim uma predileção pela minúcia e uma notável capacidade de atender aos detalhes. Durante dois milénios complementei como pude a Era Pisciana, que à humanidade foi dada viver, e está cada vez mais longe.

Não estou triste em face desta mudança, porque ela é aparente: num ciclo que fatalmente acabará por se fechar, todos os passos são igualmente importantes. Com ordem e modéstia, continuarei a minha vocação para cumprir tarefas enfadonhas e aprofundar o conhecimento, demarcando-me, assim, de “O Terceiro que Sopra e Pensa“, o tal que, querendo saber só por saber, nunca sabe onde se fixar. Humildemente, eu sou o sexto que analisa e recolhe.

Como soa o Cântico a Virgem?
Texto do “Cartaz Virgem” referido no topo da página



Se gostaste do conteúdo desta página,
peço-te que a partilhes usando os meios ao teu alcance.

Muito obrigado.