Nº 2 do Quarteto VS

Heterónimo
Personagem criada por um autor como se fosse um desdobramento de si próprio.
Regra geral, tem data de nascimento, biografia e uma filosofia de vida distinta da do seu criador, donde resultam estilos literários diferentes.

VALÉRIA DE SANTIRSO
A Professora da Paz

Valéria de Santirso (pseudónimo de Valéria dos Santos Nogueira) nasceu no Juncal, povoação dos arredores de Santo Tirso, no dia 22 de novembro de 1968. É filha de Bartolomeu José dos Santos (natural de Ponte de Lima, gerente de uma empresa de vinho do Porto na região do Douro) e de Maria da Conceição Nogueira (natural de Lamego, professora primária).

A sua criatividade inata cedo a fez despertar para a Música. Em criança, ao ouvir o seu pai a tocar violoncelo, logo mostrou um interesse especial pela sonoridade daquele instrumento. No final da adolescência surgiu a paixão pela Poesia, decerto por influência da mãe a quem, ao serão, ouvia a declamar os poemas dos seus poetas favoritos.

Em 1988, com 20 anos, casou com Carlos Vítor Mascarenhas, capitão do exército. Desse casamento teve um filho que, após ter concluído o Curso Superior de Arquitetura, emigrou para a Suíça, onde passou a exercer a sua profissão.  

Em 1999, depois de onze  anos de casamento, divorciou-se e passou a viver sozinha na sua casa em Santo Tirso. Em 2022, mudou-se para a casa onde nasceu, no Juncal, para dar apoio ao seu pai, a quem foi diagnosticada a doença de Parkinson.  Formada em Letras pela Universidade do Porto, exerce as funções de professora de inglês numa escola de Santo Tirso. — Outro tipo de dados.


Excertos dos conjuntos de poemas de Valéria de Santirso

— Anotações de uma dama distraída —
Vídeo do 7º poema

— Semear paz no chão da guerra —
Vídeo do 1º poema

Em cima como em baixo — (*)
Em cima haverá algum plano para a humanidade?

(*) Ata da reunião de 24.11.22 para analisar um poema deste conjunto.
Estiveram presentes Vitorino de Sousa (moderador) Valéria de Santirso,
Vasco de Samoa e Virgínia de Santiago

Retorno para a página do Quarteto VS