Música(s)

A inexprimível profundidade da música reproduz as mais fundas emoções, mas desligadas da realidade e das suas dores. A música exprime apenas a quintessência da vida e dos seus acontecimentos, e nunca os acontecimentos em si.
Arthur Schopenhauer

 DE FRENTE PARA A MÚSICA
Nesta coleção de sessões, realizadas na Academia Sénior de Tavira, abordo alguns estilos e correntes musicais, de vários géneros, aos quais gosto de chamar “históricos” porque a passagem do tempo não os atira para o esquecimento. Contudo, relembro o seguinte: só apreciamos devidamente um determinado trecho musical, seja qual for o género, depois de o conhecermos bem. Qual a música de telenovela que não se tornou famosa? Quer isto dizer que ouvir apenas uma vez pode ser insuficiente. Posto isto, eis o que está à sua disposição: 

Algumas obras apresentadas nas sessões listadas abaixo
estão disponíveis para descarregar e ouvir no telemóvel

 


Sessão 17 — 012.03.20 — A VALSA DEPOIS DE JOHANN STRAUSS
Chico Buarque ⇒ Shostakovitch ⇒ Jacques Brel ⇒ Kachaturian ⇒ Carlos Paredes ⇒ Tchaikovsky…

 

Sessão 16 — 05.03.20 — ANTÓNIO VIVALDI
O padre que deixou de o ser e as suas meninas do hospício de la Pietá

 

Sessão 15 — 20.02.20 — PARA CRIANÇAS E ADULTOS
A história “Pedro e o Lobo” do compositor russo Sergei Prokofiev.

 

Sessão 14 — 13.02.20 — VOZES (MASCULINAS) AO PALCO!
Alguns exemplos de vozes masculinas da música erudita e ligeira: Luciano Pavarotti, Ney Matogrosso, Jonas Kaufmann, Bobby McFerrin, John Rawnsley, Matti Salminen, Philippe Jaroussky e Mel Blanc ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 13 — 06.02.20 — VOZES (FEMININAS) AO PALCO!
Alguns exemplos de vozes sopranos e contraltos, da música erudita e ligeira: Marilyn Mulvey, Kate Bush, Marita Soldberg, Aretha Franklin, Nathalie Stutzmann, Nina Simone, Sara Mingardo ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 12 — 30.01.20 — MOZART, O PRODÍGIO ( II )
Excertos de algumas obras deste compositor: 
Concerto para violino Nº 5 K.219 ⇒ Concerto para flauta e harpa K.299 ⇒ Sonata para piano nº 11, K.331 ⇒ Concerto para piano nº 23 K.488 ⇒ “A Rainha da Noite” (da ópera ‘A Flauta Mágica’, K.620) ⇒ “Lacrimosa” (do Réquiem K.626) ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 11 — 23.01.20 — MOZART, O PRODÍGIO ( I )
Excertos de algumas obras deste compositor: Menuetto Nº 1,  K.1 ⇒ Concerto para fagote e orquestra, K.191 / 3ª Andamento ⇒ Sonata para piano nº 11, K.331 / 1ª Andamento ⇒ Concerto para trompa e orquestra Nº 3, K.447 / 3ª Andamento ⇒ Sonata para piano Nº 16, K.545 / 1ª Andamento ⇒ Papageno e Papagena (da ópera ‘A Flauta Mágica’, K.620) ⇒ Informação complementar 

 

Sessão 10 — 16.01.20 — UPA, UPA PORTUGAL!
Nesta sessão abordamos alguns dos grandes compositores da música erudita portuguesa dos últimos séculos: Carlos Seixas ⇒ Alfredo Keil ⇒ Luís de Freitas Branco ⇒ Vianna da Motta ⇒ Informação complementar 

 

Sessão 9 — 9.01.20 — ARRIBA ESPAÑA!
O ‘salero musical’ do país vizinho com obras de compositores nascidos em Espanha além dos Pirenéus, mais concretamente em França e na Rússia: Enrique Granados ⇒ Manuel de Falla ⇒ Emmanuel Chabrier ⇒ Francisco Tárrega ⇒ Maurice Ravel ⇒ Joaquim Rodrígo ⇒ Rimsky-Korsavov ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 8 — 5.12.19 — A CADENZA
O que é a Cadenza da forma ‘Concerto’ para um (ou mais) instrumento(s) solista(s) e orquestra? ⇒ Cadenzas de obras de Haydn, Mozart, Tchaikovsky e Grieg ⇒ O que é um Concerto Grosso? ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 7 — 28.11.19 —  JOSÉ MARIO BRANCO
A sua obra ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 6 — 21.11.19 — A GALINHA
Obras de Rameau, Haydn, Mussorgsky e Saint-Saens ⇒ Conclusão sorridente ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 5 — 14.11.19 — O RIO E O MAR
Obras de Handel: Water Music  ⇒ Debussy: La Mer ⇒ Conclusão sorridente ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 4 — 7.11.19 — O SAXOFONE
Exemplos em vários estilos musicais ⇒ Conclusão sorridente ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 3 — 31.10.19 — O NAIPE DE CORDAS
O violino ⇒ A viola de arco ⇒ A viola da gamba ⇒ Conclusão sorridente ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 2 — 24.10.19 — CLARA SCHUMANN
A Obra do Mês / Período Medieval ⇒ correspondência do nome das notas musicais em português com a forma usada nos países anglo-saxónicos ⇒ O tom maior e o tom menor ⇒ “Frère Jacques” (naturalmente em tom maior) passado para tom menor na 3º andamento da sinfonia nº 1 do compositor alemão Gustav Mahler (1860 / 1911 – Período Romântico) ⇒ A pianista e compositora Clara Schumann ⇒ Scherzo No. 2, Op. 14 ⇒ Concerto para piano e orquestra em Fá menor Op. 7 ⇒ Conclusão sorridente: Concerto para máquina de escrever e orquestra ⇒ Informação complementar.

 

Sessão 1 — 17.10,19 — FRÉDÉRIC CHOPIN
Músicas conhecidas de podemos não saber identificar ⇒ Obra do Mês / Período Medieval ⇒ Os Períodos da História da Música ⇒ Frédéric Chopin: 170 anos sobre a sua morte ⇒ Biografia breve do compositor ⇒ Documentário: através de uma prodigiosa animação da única fotografia que se conhece do compositor (tirada poucos meses antes de falecer), temos a ilusão de ver Chopin como narrador de algumas passagens da sua vida ⇒ Os géneros musicais da obra de Chopin ⇒ O Scherzo Op 31 Nº 2 ⇒ O Prelúdio Op. 28 Nº 4 ⇒ A Valsa Opus 64 Nº 2 ⇒ Outros compositores do Período Romântico ⇒ Informação complementar.