Associação Portuguesa de Gestos Astro-Poéticos
(Poesia escrita com base na simbologia astrológica)
– MANIFESTO –
Tanto a Poesia como a Astrologia são demonstrações da criatividade humana, objetiva e subjectiva, com milhares de anos. Embora provenham de ramos distintos da Árvore das Artes e das Ciências, nada impede que os astrólogos recorram à Poesia. Não para darem consultas em verso, evidentemente – seria pedir-lhes demais! – mas para se expressarem de uma forma diferente. Quanto aos poetas, podem inspirar-se no riquíssimo e inesgotável mundo da simbologia astrológica.
A criação desta Associação (em 2021) radica nos gestos astro-poéticos feitos por Fernando Pessoa (13.06.1888 / 30.11.1935), nos 12 poemas do capítulo central (Mar Português) do seu livro Mensagem, onde o poeta lisboeta explorou os grandes navegadores portugueses do século XV. Mas o que ainda não foi suficientemente divulgado é o facto de neles ter codificado os 12 arquétipos astrológicos. A coisa foi tão bem feita que só em meados do século XX é que um astrólogo português (Paulo Cardoso), se apercebeu do que ali estava escondido em segundo plano.
Pela minha parte, quando tomei conhecimento da situação, em 1988, fiquei tão fascinado com o artifício que logo comecei a escrever um ensaio com o intuito de mostrar de que forma os arquétipos zodiacais estão “escondidos” nesses poemas. Esse texto foi publicado em 2022.
Para te associares a este projecto partilha connosco os teus gestos astro-poéticos.
Nota fundamental
O que sabes sobre o teu signo de nascimento chega para fazeres um gesto astro-poético. Lembra-te: a simbologia dos planetas que regem os signos, radica na Mitologia: Mercúrio é o Mensageiro dos Deuses; Vénus é a deusa do Amor; Marte é o Deus da Guerra… etc. Se quiseres o teu poema ilustrado em vídeo vê aqui
Neste momento, apenas três nomes constam na lista de ‘associados’, porque desconheço outros que possam já ter gesticulado astro-poeticamente. Se conheces algum astrólogo/poeta ou poeta/astrólogo, vivo ou morto, que tenha explorado este filão, por favor entra em contacto. Clicando nos nomes abaixo, podes apreciar os seus respectivos gestos astro-poéticos: